Saúde apresenta balanço de ações na Câmara
Durante audiência pública ocorrida na última sexta-feira, dia 30, no Plenário Gilberto Fialho da Câmara de Vereadores, o secretário de Saúde da Prefeitura de Ilhéus, José Antônio Ocké, apresentou as principais ações desenvolvidas pela sua pasta no primeiro quadrimestre deste ano. Segundo ele, o trabalho incluiu a reforma e a ampliação de várias unidades, a recuperação de veículos, a aquisição de novos móveis e computadores e a realização de seleção pública simplificada para contratação de profissionais e complementação do quadro de recursos humanos. Durante a exposição, o gestor também destacou algumas ações que serão executadas no segundo semestre de 2014.
Entre os equipamentos reformados e ampliados, Antonio Ocké mencionou as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) do Nossa Senhora da Vitória (I, II e III), Alto do Basílio (I e II), Ilhéus II e Teotônio Vilela (III e IV). Segundo ele, também passaram por obras de melhoria, as unidades básicas do Iguape, Herval Soledade (Pontal), Banco da Vitória e Euler Ázaro (Teotônio Vilela), além da Farmácia Popular, posto odontológico do Lions Pontal e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Ainda, com relação à infraestrutura, o secretário informou que as obras no Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), voltado para o atendimento clínico e especializado, estão em fase de conclusão.
Durante a audiência pública, Antônio Ocké afirmou que a Seleção Pública Simplificada, que prevê a contratação de novos profissionais de saúde, vai possibilitar um avanço significativo no setor. Segundo ele, com a ampliação do quadro de recursos humanos da Secretaria de Saúde será possível reabrir oito unidades do Programa Saúde da Família (Couto/Santo Antonio/Rio do Engenho, Sambaituba/Aritaguá, Banco do Pedro/Castelo Novo, Iguape, Salobrinho II e Teotônio Vilela II,III e IV). A contratação dos novos profissionais também propiciará a reabertura das unidades básicas de Banco Central, Inema, Pimenteira, Juerana, Ponta da Tulha, Banco da Vitória e, no período da tarde, de Olivença, Euler Ázaro, Iguape, São Miguel e Herval Soledade. “Além de tudo isso, será possível, ainda, abrir a nova unidade do “Minha Casa, Minha Vida”, reabrir duas unidades do Caps, Centro de Atenção Psicossocial, e garantir a equipe mínima de 12 PSFs para regularização cadastral junto ao Ministério da Saúde”, disse.
Outras ações - Nesses primeiros quatro meses de 2014, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) também adquiriu um novo mobiliário com o objetivo de substituir 50 por cento dos móveis das unidades da rede própria que se encontravam sem condições de utilização. De acordo com Antonio Ocké, ainda em fase de instalação, também foram adquiridos computadores e impressoras que estarão equipando 100 por cento das unidades de saúde do município. Outras ações importantes foram a recuperação de 14 veículos, a estruturação da equipe da Secretaria de Saúde para manutenção das Unidades Básicas, a locação de imóvel para a instalação da central de regulação, do almoxarifado central e do arquivo da saúde, e recebimento de cinco ambulâncias do SAMU.
Entre atividades de caráter prioritário e emergencial, o secretário Antonio Ocké enfatizou a realização dos mutirões da saúde, com 3.600 pessoas atendidas nos últimos sete meses; a realização de chamamento público, com a contratualização dos prestadores de serviços, a re-estruturação da Vigilância Sanitária, agilizando a liberação de alvarás e atendimento e de denúncias; a dinamização dos processos licitatórios (13 pregões eletrônicos e 15 presenciais); a abertura do Pronto Atendimento da Dengue e a reformulação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), com a castração de cães e gatos, captura de animais de grande porte e controle de ratos e caramujos. E mais: capacitação dos técnicos de enfermagem e enfermeiros efetivos e contratados para reabertura de 100 por cento das salas de vacina até julho 2014; adesão gradativa aos programas “Mais Médicos” e Provab (Programa de Valorização da Atenção Básica), garantindo um atendimento médico integral aos PSFs e redução na folha de pessoal para cumprimento do índice de responsabilidade fiscal; e reestruturação do programa de anemia falciforme.
Segundo Semestre - Entre as ações programadas para o próximo semestre, o secretário Antônio Ocké, relacionou a aquisição de oito veículos por meio de procedimento licitatório, a construção da unidade básica de saúde de Olivença e as reformas do Centro Avançado da Zona Sul (Hernani Sá), do Centro de Atenção ao Diabético Hipertenso e Idoso de Ilhéus (Cadhii) e das unidades básicas de Couto, Nelson Costa e Banco Central (esta última com as obras já em andamento).